Drácula (Fonte: Reprodução)
Drácula (Fonte: Reprodução)

A primeira temporada de Drácula, da Netflix e BBC, deixou os fãs com um gostinho de sangue na boca. Ou melhor dizendo, com um gostinho de “quero mais”. Principalmente após os fãs descobrirem que o ano tem apenas 3 episódios. No entanto, o season finale pode muito bem ser entendido como o fim da série. Portanto, o público pode estar confuso. Vamos ajudar com todas as informações que já temos! Primeiramente…

Haverá uma 2ª temporada?

Embora a BBC ainda não confirme oficialmente uma segunda temporada de Drácula, Mark Gatiss havia sugerido em uma entrevista ao RadioTimes.com que o Conde voltaria.

“É muito difícil matar um vampiro”, disse Gatiss, quando questionado sobre a possibilidade de um segundo lote de episódios. “Você sabe o que eu quero dizer? O que eles fazem é ressuscitar”.

No entanto, mais recentemente, o co-criador Steven Moffat foi cauteloso com episódios futuros.

“Isso seria revelar como termina, não é?”, Ele indagou quando foi questionado sobre o futuro da série. “Então você terá que esperar para ver”.

E no episódio final de Drácula, The Dark Compass, certamente parece que o drama terminou para sempre. Depois de perceber que muitas de suas “fraquezas” de vampiros são na verdade hábitos carregados de vergonha, Drácula (Claes Bang) é convencido pela irmã Agatha (Dolly Wells) de que todo esse tempo ele está fugindo da morte, e então o Conde decide acabar com tudo. Bebendo o sangue canceroso do descendente de Agatha, Zoe, Drácula voluntariamente se envenena enquanto mata tanto Agatha quanto Zoe. É difícil imaginar com a série pode continuar a partir daí.

Quando ela pode estrear?

Se a BBC e a Netflix realmente decidirem fazer uma segunda temporada da série, não espere ver nada muito cedo. Embora a primeira série seja composta por apenas três episódios, Drácula entrou em desenvolvimento há mais de dois anos e meio, em junho de 2017. Depois que a série foi oficialmente encomendada pela BBC, em outubro de 2018, a produção levou um ano, sendo sete meses de filmagem.

Enquanto isso, Moffat deve começar a trabalhar em um novo drama da HBO, The Time Traveller’s Wife, e na série Inside Man, da própria BBC. Então não está claro quando ele encontrará tempo em sua agenda para trazer mais de Drácula para as telinhas.

Portanto, não espere ver nada até meados do final de 2021, no mínimo. Sherlock, a série anterior de Gatiss e Moffat, era conhecida por longas lacunas entre as temporadas.

O que aconteceria?

Embora os eventos da primeira temporada de Drácula tenham se aproximado bastante da trama original de Stoker, os criadores da série não tiveram medo de fazer alterações quando necessário. Questionado sobre a primeira temporada, Bang disse que “há coisas aqui que realmente se perdem. De uma maneira muito legal. E lhe dá uma nova visão de Drácula”.

“Por que mais um daqueles que já temos? Eles os fizeram de maneira brilhante antes. Então, precisávamos de algo mais e algo novo, e isso aconteceu aqui”.

Isso sugere que, mesmo que Gatiss e Moffat decidam que já usaram todas as melhores partes do livro original, eles ainda poderão encontrar maneiras de transformar a história em novas direções originais. E isso é certamente o que fizeram com Sherlock, depois de queimar, intencionalmente, as histórias mais famosas dos livros.

Se houver outra temporada, presumivelmente aprenderíamos que Drácula sobrevive ao seu envenenamento e poderíamos vê-lo tentar se reformar e viver de acordo com os valores de Agatha, fazendo algo de bom enquanto ele busca paz na morte. Mas com base em como a série termina, é realmente muito difícil ver para onde mais ir.

Qual seria o elenco?

Se a série voltasse, Claes Bang certamente retornaria como Conde Drácula; não poderia haver show sem ele. Antes de interpretar o Conde, Bang já havia conquistado o reconhecimento por estrelar a sátira de Ruben Östlund, The Square: A Arte da Discórdia.

A série um também contou com John Heffernan como uma vítima de Dracula, Jonathan Harker, e Dolly Wells como Irmã Agatha Van Helsing. No entanto, essas personagens morreram. Então é difícil imaginá-las retornando. Embora quando se trata do sobrenatural, nunca se pode dizer com certeza.

Os criadores de Sherlock, Mark Gatiss e Steven Moffat, roteirizaram a série, que se baseia muito na história seminal de vampiros de Bram Stoker em 1897, enquanto o ator dinamarquês Claes Bang interpreta o papel principal, seguindo os passos de Bela Lugosi, Christopher Lee e Gary Oldman.