The Mandalorian explicará o retorno de Palpatine (Fonte: Montagem/Reprodução)
The Mandalorian explicará o retorno de Palpatine (Fonte: Montagem/Reprodução)

Star Wars: A Ascensão Skywalker surpreendentemente resolveu deixar a explicação por trás da ressurreição do Imperador Palpatine como um mistério. E parece que a 2ª temporada de The Mandalorian é que vai explicar o que realmente aconteceu. Assim, como a Marvel está fazendo com suas séries na Disney+, parece que a Lucasfilm irá ligar o universo por todas as mídias disponíveis.

O retorno de Palpatine

A revelação de que Palpatine retornaria para o e episódio IX da saga deixou os fãs surpresos e um pouco confusos. Após as tentativas do divisor de público Os Últimos Jedi de “esquecer o passado”, ressuscitar o Imperador 36 anos após sua aparente morte em O Retorno de Jedi, sinalizou um abraço reconfortante da nostalgia. Mas, mais do que isso, criou um emaranhado de perguntas (para não falar das teorias dos fãs) sobre como o verdadeiro vilão das duas primeiras trilogias sobreviveu a sua queda no núcleo de poder da segunda Estrela da Morte e a subsequente destruição da estação de batalha.

No entanto, o filme em nenhum momento puxa a cortina e mostra o que havia atrás de sua premissa. A “ameaça de vingança” transmitida por toda a galáxia por Palpatine, por exemplo, é apenas mencionada no filme; para ouvir, os fãs tiveram que se sintonizar em um evento do jogo Fortnite. O que levou o Imperador e a galáxia a esse “dia da vitória” é ignorado por quem fez o filme.

Em uma entrevista recente, Maryann Brandon, responsável pela edição do longa, revelou que o filme originalmente incluía “um pouco mais de informação sobre o que estava mantendo (Palpatine) vivo”. Mas, aparentemente, isso parecia fugir do assunto do longa. Ainda segundo ela,”havia tanta informação no filme e tantas personagens que queríamos que o público se concentrasse. Acho que sentimos que não queríamos desorganizar o filme com coisas que você não precisava saber”.

O problema disso é que uma personagem-chave que se acreditava estar morta há mais de três décadas está, na verdade, viva. Além disso, secretamente dirige eventos o tempo todo. Algo que, definitivamente, não é off-topic. É algo que os espectadores precisam saber. Pelo menos em termos gerais. Descartar essa informação deixa um buraco no enredo do tamanho de uma Estrela da Morte. Certamente, quem assistiu Lost conhece esse J.J. Abrams.

The Mandalorian ao resgate!

Diferente dos mistérios de Lost, os mistérios da trilogia sequel de Star Wars vão ter espaço para serem resolvidos. Passada entre o fim da trilogia original e O Despertar da Força, The Mandalorian dá a oportunidade perfeita para explicar como surgiu a Primeira Ordem, os Cavaleiros de Ren e, mais importante do que isso, como Palpatine sobreviveu ao episódio VI.

A primeira temporada acabou de ser encerrada no Disney+. Mas sabemos que outra temporada já está em desenvolvimento. E uma das coisas que ela aparentemente abordará é o retorno de Palpatine. Segundo o We Got This Covered, a próxima temporada lançará alguma luz sobre o retorno do vilão, revelando até quem era, pelo menos em parte, responsável por revivê-lo.

Segundo o site, Moff Gideon (Giancarlo Esposito) será apresentado como o responsável pela ressurreição do Imperador. Suas fontes garantem que Gideon em breve encontrará o corpo de Palpatine de alguma forma e realizará experimentos sobre a Força e clonagem. Os detalhes ainda não são claros, mas aparentemente é isso que trará Darth Sidious de volta à vida.