Consciência (Fonte: Divulgação)
Consciência (Fonte: Divulgação)

No segundo episódio da série Consciência³ (Consciência ao Cubo) que vai ao ar nesta quinta-feira, dia 05, no Canal Curta!, os entrevistados se debruçam sobre o que seria ter a consciência “do outro”, explanando sobre a necessidade da inclusão, as graves consequências da intolerância ao diferente e como a empatia é um marco na evolução da Vida. O episódio conta com a pensadora Lia Diskin, o ativista Edgard Gouveia Júnior, psicólogo Roberto Gambini, filósofo Roman Krznaric e convidados.

Com direção de Renato Barbieri, Consciência³ aborda de forma direta e impactante a consciência muito além do ser humano e traz um forte elenco de pensadores e pensadoras – cientistas, filósofos, psicólogos, espiritualistas e ativistas sociais – para debater um dos temas mais decisivos para o desfecho do século 21: a Consciência.

“A cooperação é um dos traços mais notáveis na História da Vida. Nesse segundo episódio da série, pensadoras e pensadores notáveis irão refletir sobre o fenômeno da consciência coletiva, a alteridade e a empatia como marcos na evolução do planeta. Abordam também a intolerância ao Outro e ao diferente e suas desastrosas consequências. Somos seres relacionais e a própria percepção do ‘eu’ se constrói a partir da percepção do ‘outro’. Concluo, assim, que o outro está na gente”, conta o diretor.

Pensadoras e pensadores

A série tem como objetivo aprofundar o tema universal da consciência, com base no testemunho de pensadores e pensadoras, “pessoas realmente conectadas com o conhecimento universal”, de acordo com Renato. Um elenco estruturado que de fato se debruça sobre o tema, escolhidos a dedo de forma equilibrada entre gêneros e com presença essencial afro-brasileira e indígena.

Nas palavras do diretor, “o elenco está no geral sintonizado com a Rede da Vida e não se encontra encarcerado pela mentalidade antropocêntrica. A série Consciência³ nos fala da Vida e de nosso tempo atual, cada vez mais vertiginoso”.