Ali, nova personagem de Ali Wong em Big Mouth, criou polêmica no Twitter (Fonte: Reprodução)
Ali, nova personagem de Ali Wong em Big Mouth, criou polêmica no Twitter (Fonte: Reprodução)

Big Mouth, série animada da Netflix (que ganhará um spin-off), nunca se esquiva de tópicos que envolvem sexo. Especificamente durante os estranhos anos de adolescência e puberdade.

Mas em um episódio da terceira temporada, somos apresentados a uma nova personagem chamada Ali (Ali Wong). Ela entra na classe, apresentando-se com confiança. Então ela revela que é pansexual, o que, apesar das apreensões do professor, se torna um ponto de discussão fascinante entre Nick (Nick Kroll), Andrew (John Mulaney) e toda a classe.

No vídeo mais abaixo, Ali diz que pansexualidade significa que ela gosta de “meninos, meninas e tudo mais”. Sua explicação confiante parece válida e garantida. Mas, infelizmente, não é totalmente exata. Fica ainda mais confuso quando Ali começa a usar uma metáfora de burritos e tacos para descrever a diferença entre pansexualidade e bissexualidade. Não demorou muito tempo para o Twitter começar a fazer algumas correções.

Com a bissexualidade e a pansexualidade sendo cortadas do mesmo pano e compartilhando detalhes semelhantes na definição, os termos são estruturados de maneira diferente para cada pessoa. Com a bissexualidade, as pessoas são atraídas por dois ou mais sexos. Pansexualidade pode ser definida como alguém que é atraído por todos os sexos ou que não leva em consideração o gênero. Isso inclui homens, mulheres, não binários ou qualquer outra pessoa identificada.

Embora a tentativa de Ali de explicar a diferença entre os dois, isso implica que a bissexualidade não é inclusiva e pinta as pessoas trans como um terceiro gênero, quando na verdade são homens e mulheres. O Twitter foi rápido em criticar as definições. Um usuário chamou de “mal-entendido”, enquanto outro disse que o episódio “foi um desserviço à comunidade bissexual”.

Pedido de desculpas

O co-criador Andrew Goldberg também foi rápido em assumir a responsabilidade por seu passo em falso com o episódio postando um pedido de desculpas no Twitter:

“Nós passamos do limite aqui com esta definição de bissexualidade versus pansexualidade, e meus colegas criadores e eu sinceramente pedimos desculpas por fazer as pessoas se sentirem mal representadas. Sempre que tentamos definir algo tão complexo quanto a sexualidade humana, é super desafiador, e desta vez poderíamos ter feito melhor. Obrigado às comunidades trans, pan e bi por abrir ainda mais nossos olhos para essas importantes e complicadas questões de representação. Estamos ouvindo e estamos ansiosos para investigar tudo isso nas próximas temporadas”.