Iain Glen é Bruce Wayne na 2ª temporada de Titãs (Fonte: Reprodução)
Iain Glen é Bruce Wayne na 2ª temporada de Titãs (Fonte: Reprodução)

O desgosto dos fãs com o Bruce Wayne de Iain Glenn não poderia ter ficado mais claro após sua estreia em Titãs, do DC Universe. E o segundo episódio que trouxe a personagem nessa temporada, intitulado (pasmem!) Bruce Wayne, não ajudou muito ao mostrar o alter-ego de Batman dançando… Mas dessa vez, havia um motivo.

Embora Iain Glen tenha mostrado uma pitada daquele calor e charme de Adam West em sua estreia da 2ª temporada, ele referencia o antigo protagonista de Batman ainda mais no novo episódio onde serve como manifestação da consciência culpada de Dick Grayson (Brenton Thwaites). Atormentado não apenas por Jason Todd quase morrendo no episódio anterior, mas apenas por seu próprio papel na morte do filho de Slade Wilson (Esai Morales), Jericó (Chella Man), Dick é estimulado e ridicularizado pelas visões de seu mentor.

Sua projeção de Bruce zomba dos fracassos de seu ex-protegido como líder, e revira os olhos diante de sua aparente incapacidade de lembrar precisamente quando os Titãs enfrentaram o Exterminador pela última vez, um encontro desastroso que levou à dissolução da equipe.

Quando Dick parte sozinho em um esforço para rastrear o vilão, é claro que sua consciência o segue, expressando as dúvidas sobre seu plano e, em seguida, provocando-o à violência. Mas é quando Dick chega a um cabaré, em busca de informações sobre Wintergreen, associado de Slade, que Titãs dá mais uma amostra difícil de engolir de Bruce.

O Batusi

Enquanto Dick questiona um dos antigos interesses amorosos de Wintergreen, Bruce se materializa no palco, entre dançarinas gêmeas. E, Santo Batman! Ele sabe dançar! Sorrindo amplamente, ele antagoniza ainda mais seu companheiro de viagem, enquanto dança no palco antes de passar para o Batusi, originado por Adam West em Hi Diddle Riddle, a estreia da clássica série Batman, de 1966.

Nesse episódio, Batman visita a discoteca (surpreendentemente iluminada) What A Way To Go-Go, em um esforço para resolver uma pista do Charada. Lá, ele bebe uma bebida alterada e dança o Batusi com a assistente do vilão, Molly, antes de sucumbir aos efeitos da droga. Confira o momento no vídeo mais abaixo:

O Batusi tornou-se icônico, sendo reprisado na série, e foi homenageado ao longo das décadas, em quadrinhos e animações da DC, e em filmes e séries, como Pulp Fiction e Arquivos X . No entanto, provavelmente poucos esperavam que a dança aparecesse em Titãs, que traz um tom significativamente mais sombrio.