Solicitados a escolher seus programas favoritos na Netflix, usuários do streaming escolheram Orange is the New Black para a primeira posição. Em segundo lugar ficou Stranger Things. Confira o gráfico mais abaixo.

Então vieram programas licenciados como FRIENDS (que tem seu tempo contado por lá) e The office (não disponível no catálogo nacional). Completando a pesquisa, aparece Ozark, seguido por Grace and Frankie, Black Mirror, Lucifer e The Crown. Assim revela a Variety.

O que isso signifca?

Decerto, isso sugere que para a Netflix a saída de alguns antigos programas de TV populares (para não mencionar a queda constante dos títulos da Disney) não vai atrapalhar tanto o líder do streaming. Mas isso significará que a locadora vermelha terá que continuar gastando mais para produzir e comercializar conteúdo original à medida que conglomerados de mídia recuperam suas bibliotecas.

Contudo, a Netflix ainda depende muito do conteúdo licenciado. Dito isso, 15 dos 20 escolhidos entre os assinantes são originais da Netflix. Ao menos de acordo com uma pesquisa encomendada pela HarrisX, que contou com 11.135 usuários dos Estados Unidos.

Licenciados

Também no top 10 estavam FRIENDS (De saída para o HBO Max, futuro serviço de streaming da WarnerMedia) e The Office (saindo para o serviço da NBCUniversal em 2021). Para esse tipo de “conteúdo de conforto”, de acordo com o principal analista da MoffettNathanson, Michael Nathanson, o risco para a Netflix:

“É uma perda de conteúdo fácil de encontrar e satisfatório que reduz o tempo gasto procurando. Em seu lugar, a Netflix continuará a gastar mais em programação original e marketing para promover outras escolhas”.

O analista acrescentou que continua acreditando que as ações da empresas estão supervalorizadas e que novas ameaças competitivas nos EUA “dificilmente se refletem no preço de suas ações”.

Resultado ilusório?

No entanto, é importante notar que a pesquisa perguntou quais programas eram os favoritos dos espectadores. Isso é diferente do tempo real gasto na visualização. Portanto, os shows licenciados dominaram, em parte devido ao fato de que há muito mais episódios de, digamos, FRIENDS (236) do que, por exemplo, Stranger Things (25 até as três primeiras temporadas).

De acordo com o SVOD Content Ratings, o show mais assistido em 2018 nos EUA em termos de minutos no streaming foi The Office, seguido por FRIENDS, Grey’s Anatomy, NCIS, Criminal Minds e Shameless. O original mais visto, ficando na sétima posição geral, foi Orange is the New Black.

Dos 99 programas de TV mais citados pela Netflix na pesquisa, 51 eram originais da Netflix, 42 eram programas de TV licenciados e 6 não estão na Netflix. Certamente refletindo a confusão do consumidor sobre onde eles assistiram seus favoritos.

Os 20 shows favoritos dos assinantes da Netflix (Fonte: Reprodução)
Os 20 shows favoritos dos assinantes da Netflix (Fonte: Reprodução)