Netflix/CW (Fonte: Montagem/Reprodução)
Netflix/CW (Fonte: Montagem/Reprodução)

Com três pilotos novos chegando à The CW, a rede não estará renovando seu atual acordo de produção com a Netflix. Ao invés disso, estará comprando novas séries para serviços de streaming individualmente. Ao menos, de acordo com o Deadline. Isso significa que Batwoman, Katy Keene e Nancy Drew poderiam encontrar outro lar para o streaming. Ou podem ter que esperar até que a Warner Interactive tenha seu serviço de streaming planejado para ver os anúncios oficiais.

O que isso significa para o consumidor?

Os acordos mais amplos facilitam as coisas para os consumidores. Assim, eles geralmente sabem onde e quando procurar as novas séries que chegam às plataformas de streaming. Mas não deixam de ser uma mistura de redes. Certamente, a Netflix se beneficiou do sucesso maciço de Riverdale nos serviços de streaming. Dessa forma, o spin off Katy Keene seria uma atraente peça de catálogo. A CW também provavelmente conseguiu o melhor resultado quando se trata de sucessos mais modestos, como iZombie e Dynasty, que podem ganhar temporadas adicionais ao se apresentarem solidamente em streaming. Mas com a diversificação do mercado de streaming, a maioria dos estúdios lançando seus próprios aplicativos autônomos e a Netflix sendo cada vez mais vista como “A concorrência” por seu foco na programação original, os movimentos para soltar a influência da Netflix nas redes e estúdios são inevitáveis ​​nos próximos anos.

A CW, que é de propriedade conjunta da Warner Bros e da CBS, aparentemente assumirá um papel reduzido nos programas de compras para serviços de streaming. De acordo com a reportagem do Deadline, a Warner Bros. TV e a CBS serão responsáveis ​​por encontrar seus shows em casa. Curiosamente, dos três grandes espetáculos que estão sendo lançados no outono, há um pertencente à Warner (Batwoman), um da CBS (Nancy Drew) e outro da Warner, mas produzido com participação financeira da CBS (Katy Keene).

Mas e o consumidor nacional?

O acordo original da Netflix trouxe 1 bilhão de dólares para a CW em 2011 e foi renovado em 2016 com termos ligeiramente alterados. O artigo não sugeriu o que aconteceria internacionalmente, onde a Netflix é a emissora inicial de séries como Riverdale. Portanto, se não houver planos para o Brasil, isso pode não afetar tanto o consumidor nacional. Além disso, ofertas existentes para séries lançadas antes de 2019 permanecerão inalteradas por enquanto. A Deadline também sugere que o aplicativo da WarnerMedia é o destino mais provável para a Batwoman, enquanto a Netflix provavelmente ficará com a distribuição de Katy Keene. Mas o futuro de Nancy Drew é um ponto de interrogação e pode depender de quanta competição existe para o título.