Pokémon (Fonte: Reprodução)
Pokémon (Fonte: Reprodução)

Durante os muitos anos de aventuras após deixar a cidade de Pallet, Ash Ketchum treinou para se tornar um grande mestre Pokémon. Durante seu caminho, diversos monstrinhos encontraram um lar nas pokébolas do treinador. Mas nem todos continuaram acompanhar sua jornada.

O sonho de vencer a Liga Pokémon foi frustado diversas vezes, com Ash perdendo para oponentes mais preparados, mais fortes ou apenas mais sortudos. De fato, a protagonista do anime encontrou sua primeira vitória em Alola. Mas ele poderia ter chegado ao topo mais cedo.

Muitos companheiros fiéis e potenciais aliados para conquistar as Ligas das quais participou ficaram pelo caminho. Talvez, se ele não tivesse abandonado tantos Pokémon, seu time seria mais forte. Pensando nisso, fizemos uma lista com os 9 Pokémon que Ash libertou, mas que não deveria ter feito se quisesse realmente vencido todas as competições.

Charizard

Charizard é um dos Pokémon mais poderosos que Ash já treinou. Tão poderoso, de fato, que suas habilidades como lutador superaram as habilidades de Ash como treinador. Como resultado, Charizard tornou-se indisciplinado e propenso a deixar Ash em chamas. Eventualmente, eles conseguiram se reconectar e, quando Ash desafia a Liga Johto, Charizard consegue limpar o chão com a maioria dos lutadores de nível mais baixo.

Mas quando eles visitam um vale cheio de poderosos Charizard selvagens, Ash convence seu amigo de longa data a ficar lá e ficar mais forte. Charizard voltou algumas vezes para ajudar Ash. Mas ele ainda volta para sua nova casa.

Poipole

Poipole era um membro incrivelmente afetuoso da equipe de Ash e, através de seus desenhos, expressou em várias ocasiões que realmente se importava com Ash e considerava que ele e seus outros membros da equipe eram sua família.

Eles tiveram que se separar porque Poipole havia sido enviado para Alola através de um Ultra Wormhole em uma missão para trazer luz de volta à sua terra natal para salvar sua colmeia de outros Poipole e Naganadel. Ash acaba liberando esse Pokémon duas vezes: uma vez como Poipole e outra depois que ele evoluiu para Nagandel e se juntou brevemente à sua equipe.

Primeape

Ash conheceu este Pokémon quando era um Mankey travesso e, inicialmente, eles estavam em desacordo, já que Mankey roubou o chapéu de Ash. Ash o pegou depois que a Equipe Rocket o deixou tão bravo que ele evoluiu para Primeape. Mas Ash conheceu um homem treinando para um torneio Pokémon do tipo Lutador, e ele entra na competição Primeape.

Eles se aproximaram ao longo do torneio e Primeape o venceu. Mas decidiram que seria melhor para o monstrinho ficar e treinar com os outros Pokémon do tipo Lutador. Achamos que é possível que Ash possa voltar a Kanto um dia e buscá-lo. Mas considerando quanto tempo faz, e que um novo anime vem por aí, duvidamos.

Goodra

Goodra se juntou à equipe de Ash como um Goomy e, antes de conhecer nosso herói, tinha uma história surpreendentemente traumática. O Pokémon viu sua terra pantanosa invadida por um exército de Pokémon do tipo Inseto e Fada, liderados por um intimidador Florges.

A batalha fez Goomy fugir e cair no colo de Ash. Depois de treinar com Ash e ficar muito mais forte, Goodra queria voltar à sua terra pantanosa e torná-la um lugar seguro para seus amigos e parentes.

Pidgeot

Pidgeot foi o segundo Pokémon que Ash capturou (sem contar Pikachu) e ficou com ele por um longo tempo. Eles se separam quando a gangue retorna para Pallet e encontra os bandos locais de Pidgey sendo atormentados por um inimigo familiar: o Fearow que Ash tentou pegar em seu primeiro dia como treinador (na época, um Spearow). Desde então, evoluiu e liderava uma gangue de Spearow selvagens.

Pidgeot evoluiu neste episódio por desespero, para salvar seus companheiros. Ash abandonou Pidgeot para que ele pudesse continuar protegendo seus amigos. Ele prometeu voltar depois de suas aventuras na Ilhas Laranja. Mas aparentemente ele esqueceu de seu velho amigo.

Squirtle

Outro amigo de longa data de Ash. Ele conquistou a lealdade de Squirtle, protegendo-o da Equipe Rocket antes mesmo de ele se juntar oficialmente ao time. Antes de conhecer Ash, Squirtle era o líder de uma gangue de Squirtle abandonados, chamada Esquadrão Squirtle.

Quando eles encontram o que resta do Esquadrão novamente, os Squirtle entram em uma competição de combate a incêndios. O Squirtle de Ash levou seu antigo esquadrão à vitória no concurso e Ash percebeu que a gangue de Squirtle precisava de sua liderança mais do que Ash. Squirtle voltou para ajudar o treinador desde então. Mas não faz mais parte oficialmente do time de Ash.

Lapras

Ash fez amizade com Lapras quando o Pokémon era ainda muito jovem. Ele havia sido separado de sua família e encalhado em uma praia, onde nosso herói encontrou três crianças atormentando-o. Ash e Pikachu espulsaram os garotos e prometeram reunir Lapras com sua família.

Como se tratava de um Pokémon imaturo, não era muito usado para batalhas e se prestava principalmente como transporte pelas Ilhas Laranja. Mais tarde, eles descobrem o rebanho de Lapras e conseguem reunir o monstrinho com sua mãe.

Butterfree

O primeiro Pokémon que Ash capturou foi também o primeiro que ele abandonou, em um dos episódios mais memoráveis da série original. O Pokémon juntou-se à equipe de Ash como um Caterpie, e sofria de baixa auto-estima devido ao nojo de Misty em relação aos Pokémon do tipo Inseto.

Eles se separam quando encontram um bando de outros Butterfree participando da estação de acasalamento. O monstrinho tenta desesperadamente conquistar uma Butterfree shiny rosa. Mas só consegue depois de resgatar todos os Butterfree da Equipe Rocket. Tanto quanto sabemos, o casal ainda está muito feliz.

Greninja

Greninja era um dos parceiros mais próximos e poderosos de Ash. Os dois compartilhavam uma ligação tão intensa que era possível para Greninja assumir outra forma mais poderosa, apelidada de Ash-Greninja, que rivalizava com o poder dos Pokémon Mega Evoluídos, com uma desvantagem: Ash compartilhou qualquer dano sofrido por Greninja nessa forma.

Descobriu-se que Greninja tinha uma capacidade especial de sentir as raízes da Giant Rock, que quase destruiu a região de Kalos. Assim, os amigos se separaram para que Greninja pudesse ajudar Zygarde a eliminar as raízes restantes.