O quão fiel Batwoman da CW é com os quadrinhos da DC Comics? (Fonte: Montagem/Reprodução)
O quão fiel Batwoman da CW é com os quadrinhos da DC Comics? (Fonte: Montagem/Reprodução)

A série Batwoman está em exibição há algumas semanas na CW, nos dando tempo suficiente para entendermos firmemente a direção em que os roteiristas estão levando sua personagem e enredo. É provável que muitos novos fãs tenham sido atraídos para esta série. Incluindo aqueles que nunca leram os quadrinhos.

Nas HQs, Batwoman é uma personagem icônica com suas próprias motivações, história de fundo e equipe de suporte. A série de TV também possui um caráter forte e independente. Mas quanto as duas mídias têm em comum?

De fato, qualquer adaptação deve se diferenciar do material de origem. Dessa forma, a série teve que fazer algumas escolhas… Algumas, seguem mais próximas dos quadrinhos da DC Comics. Mas outras, trazem a própria identidade do show.

Confira o que a série da Batwoman está fazendo de certo e errado, de acordo com as HQs. E fique ligado: seguem spoilers de ambas as mídias:

Certo: o básico

Ruby Rose como Kate Kane, a Batwoman (Fonte: Divulgação)

Sempre que uma adaptação é feita, geralmente é fácil dizer se eles estão fazendo justiça ao material de origem. Todos nós já vimos adaptações horríveis o suficiente para saber exatamente do que estamos falando.

Até agora, Batwoman demonstrou interesse em ser pelo menos relativamente leal aos quadrinhos. Isso é grande coisa. Todos os conceitos básicos sobre sua personagem estão aqui: seu nome, intenção, seus traços e personalidade e até sua sexualidade. É certamente um começo.

Errado: o pai de Kate Kane

Na série de TV, o pai de Kate, Jacob, é o chefe de uma força de segurança privada conhecida como Corvos. Eles se mudaram para Gotham e se tornaram protetores da cidade, enquanto Batman aparentemente está ausente.

Nos quadrinhos, a história de Jacob é um pouco diferente. Ele é um militar, embora ele e seus amigos tenham chamado seu “grupo” de Corvos. Mais especificamente, ele era membro das Operações Especiais, e essa é a razão pela qual sua família se tornou um alvo tão grande.

Certo: a irmã de Kate Kane

Embora os detalhes possam ter variado, a verdade é que eles estão fazendo um trabalho decente ao acertar os fatos para Beth. Primeiro, ela é irmã de Kate, e ela parece ter morrido muito jovem… Apenas para, de alguma maneira, descobrirmos que ela escapou da morte.

A partir daí, Beth acaba sendo puxada para o mundo sombrio de Gotham, encontrando-se como uma vilã da série, conhecida como Alice. Ela não é uma personagem estável, e Kate se esforça constantemente para ajudá-la e protegê-la. Soa familiar?

Errado: a casa da família

Batwoman (Fonte: Reprodução)

Ok, isso pode ser uma queixa menor. Mas a casa da família que eles mostraram na série está toda errada. Por um lado, nos quadrinhos, sua família se apegou àquela casa, mesmo que fosse muito doloroso para viver, depois que Gabriel e Beth se foram.

Como resultado, a casa estava vazia, não deixando vítimas fáceis para Beth mirar. Além disso, a casa tinha mais uma vibração de Gotham do que uma aparência de chalé. Esse visual foi aprimorado pelo estado abandonado da casa, naturalmente.

Certo: sua família complicada

Batwoman (Fonte: Reprodução)

Kate Kane não tem uma família fácil de lidar. Nem mesmo feliz. Nos quadrinhos, Kate perdeu a mãe e a irmã, apenas para depois recuperar a irmã… Embora em um estado significativamente menos estável do que antes.

O relacionamento de Kate com o pai é inexistente. Ele se torna frio e se afasta da filha. De fato, ela parece perder toda a família naquele dia fatídico. Esse tom foi transferido para a série de TV, mesmo que eles tenham alterado alguns dos fatos.

Errado: sua relação com Sophie

Na série de TV, Kate e Sophie trazem uma relação complicada. Kate se sente traída por Sophie escolher sua carreira ao invés de ajudar a amiga. Kate fica completamente devastada.Não é assim que as coisas acontecem nos quadrinhos.

Nas HQs, elas estão treinando para as forças armadas, e Kate se recusa a confirmar ou negar suas ações. Ela também protege Sophie no processo e não amargura a decisão de Sophie. Era o que Kate queria.

Certo: sua relação com Batman

Vamos colocar dessa forma: as mulheres Kane parecem ser um tanto amaldiçoadas. Batman perdeu sua mãe, Kane pelo nome de solteira, e Kate perdeu sua mãe. Isso estragou os dois, embora de maneiras diferentes. Como tal, o relacionamento deles é um pouco… Bagunçado.

Eles podem ser primos… Mas não são muito próximos. Mesmo com as perdas conjuntas que ambos tiveram quando crianças. O programa de TV tem Batman ausente. Mas ficou claro que Kate o culpa por isso. Enquanto isso, os quadrinhos trazem essa leve animosidade tácita entre os primos.

Errado: a morte de sua mãe

A maioria das adaptações se dá ao luxo de alterar alguns fatos. No caso de Batwoman, isso significa que eles mudaram a maneira como a mãe de Kate morreu e como sua irmã parecia morrer também.

Nos quadrinhos, a mãe e a irmã gêmea de Kate foram sequestradas por uma organização terrorista e supostamente assassinadas por elas também. Tudo foi feito para machucar o pai de Kate, mas essa é uma história totalmente diferente. Enquanto isso, o programa de TV matou a mãe de Kate em um acidente de carro, no qual o carro da família caiu de uma ponte.

Certo: a motivação de Kate

Batwoman (Fonte: Reprodução)

A maior coisa que eles acertaram sobre Kate Kane é a necessidade dela de fazer alguma coisa. Ela queria fazer a diferença, mas teve que seguir seu próprio caminho na vida, graças às limitações que lhe eram atribuídas. De certa forma, ela se tornar vigilante era inevitável. Era o caminho traçado para ela, mesmo que ela nem sempre visse dessa maneira.

Isso se aplica tanto aos quadrinhos quanto ao programa de TV. Ela quer ajudar e se tornar um símbolo. Isso eventualmente a leva a pegar o símbolo do morcego… Um símbolo de importância em Gotham!

Errado: as aspirações de Kate

Ruby Rose como Batwoman em Elseworlds (Fonte: Reprodução)

Finalmente, o programa de TV alterou as aspirações originais de Kate na vida. Pode chocar você ouvir que ela nem sempre quis se tornar uma vigilante. No programa de TV, ela estava originalmente tentando se tornar um Corvo.

Nos quadrinhos, não era um Corvo que ela queria se tornar. Ao invés disso, ela pretendia se juntar às forças armadas. Mas ela também foi forçada a sair desse mundo, de maneira semelhante e diferente da descrita na série de TV.