A 7ª e última temporada da série Original Netflix, Orange is the New Black, chega ao catálogo do streaming com seus 13 episódios nesta sexta-feira (26). No entanto, faz algum tempo desde que a 6ª temporada da dramédia de Jenji Kohan foi lançada.

Então, alguns espectadores podem precisar repassar os últimos acontecimentos do seriado. Para você não precisar fazer pesquisas enquanto assiste aos novos episódios, reunimos alguns pontos importantes da trama.

Taystee foi culpada

Orange is the New Black (Fonte: Reprodução)

A 5ª temporada viu policiais em pânico e destreinados atirarem e matarem o abusivo Capitão Piscatella (Brad William Henke) quando eles o confundiram com um prisioneiro durante uma rebelião, após um guarda sufocar a inocente Poussey Washington (Samira Wiley). Na tentativa de encobrir seus erros, os policiais culparam as detentas.

Apesar de seus esforços para acalmar a rebelião e buscar justiça para sua amiga Poussey, Tasha “Taystee” Jefferson (Danielle Brooks) é apontada como a culpada pela morte de Piscatella. Assim, termina a sexta temporada com uma condenação por assassinato em segundo grau. Grande parte desse caso dependia do falso testemunho da companheira de Taystee. Includindo Cindy Hayes (Adrienne C. Moore), sua até então amiga íntima, que recebeu imunidade por ter se voltado contra sua amiga.

Onde exatamente estará Blanca?

Blanca Flores como Laura Gómes em Orange is the New Black (Fonte: Reprodução)

Blanca Flores (Laura Gómez) começou na periferia das personagens principais, que estava lá mais para parecer desleixada e assustadora. Mas ela evoluiu para uma personagem que ajudou a alimentar narrativas de tudo. Desde política de imigração até tratamentos de fertilidade.

Ela pensou que estava de saída na temporada passada. Seu namorado, Diablo (Miguel Izaguirre), estava até esperando no portão da frente com flores. Mas ao invés disso, ela se viu sendo carregada em uma van para o lugar onde a empresa proprietária da prisão leva as detentas por imigração.

Piper em liberdade condicional

Taylor Schilling como Piper Chapman em Orange is the New Black (Fonte: Reprodução)

Piper Chapman (Taylor Schilling) foi o ponto de entrada para o universo de OitNB. Afinal a personagem é vagamente baseada na autora do livro de inspiração, Piper Kerman, que relata os 13 meses que passou na prisão por uma condenação por lavagem de dinheiro.

A Piper da ficção foi libertada, em condicional, no final da última temporada. Mas não antes de se casar com a namorada, Alex Vause (Laura Prepon). Contudo, Alex ainda está encarcerada.

A condicional de Piper no final da 6ª temporada, especialmente quando mostrada em conjunto com a convicção de Taystee e as questões de imigração de Blanca, é um dos numerosos exemplos de como Orange is the New Black discute um sistema prisional historicamente preconceituoso.

Drama familiar de Daya e Aleida Diaz

Dascha Polanco como Daya Diaz em Orange is the New Black (Fonte: Reprodução)

Aleida Diaz (Elizabeth Rodriguez) foi libertada da prisão na 4ª temporada. Contudo, não tem sido fácil para ela encontrar trabalho. Além disso, ela está em uma relação com o chefe de instalações de segurança máxima da penitenciária de Litchfield, Rick Hopper (Hunter Emery). Juntos, eles estão contrabandeando drogas para a prisão.

Mas sua filha, Daya (Dascha Polanco), ainda encarcerada Assim, não só ela faz parte dos negócios da família, como está cumprindo uma sentença de prisão perpétua por meio de um acordo que fez depois que se descobriu que ela atirou em um guarda. Portanto, incitou o motim. A filha de Daya também está vivendo com o homem que acredita ser o pai dela, George “Pornstache” Mendez (Pablo Schreiber).

O parto de Lorna

Yael Stone como Lorna em Orange is the New Black (Fonte: Reprodução)

Parecia que as coisas estavam mudando para Lorna (Yael Stone) antes do final da 6 ª temporada. Ela conheceu Vince (John Magaro), um cara do lado de fora, através de um sistema de pen-pal (amigo por correspondência). Ele parecia apreciar sua personalidade mal-humorada e, às vezes, a percepção frouxa da realidade. Ambos estavam emocionados por ela estar grávida.

Mas tudo isso parecia estar em perigo no final da 6ª temporada, quando Lorna agarrou sua barriga gritando de dor. Um guarda arrastou-a para a enfermeira enquanto as calças de seu uniforme estavam cheias de sangue.

Gloria e Red na solitária

Kate Mulgrew como Galina “Red” Reznikov e Selenis Levya como Gloria Mendoza em Orange is the New Black (Fonte: Reprodução)

Gloria Mendoza (Selenis Leyva) foi jogada na solitária porque tentou pôr fim ao deplorável jogo Fantasy Inmate, onde certos guardas atribuem um sistema de pontos a várias formas de tortura e frustração das detentas.

No entanto, ela não está sozinha lá embaixo. Sua colega chef da prisão, Galina “Red” Reznikov (Kate Mulgrew), está na solitária devido a uma luta com Frieda Berlin (Dale Soules). Frieda, como Cindy, também havia traído sua amiga e disse a investigadores federais que Red era parte integrante do tumulto.

Bloco Flórida

Taryn Manning como Tiffany “Pennsatucky” Doggett e Uzo Aduba como Suzanne “Crazy Eyes” Warren em Orange is the New Black (Fonte: Reprodução)

Não que haja realmente um lugar “seguro” na prisão. Mas os alojamentos mais acolhedores provavelmente são conhecidos como o Bloco Flórida. Este é o lugar onde os presos mais velhos e aqueles que não podem ser adaptados para a população em geral são enviados.

É lá que Frieda está se escondendo ultimamente. Na última temporada, ela enganou os guardas, fazendo-os pensar que ela era capaz de se machucar para evitar algumas irmãs nefastas de seu passado (elas não são mais uma ameaça).

A Flórida também é lar de Suzanne “Crazy Eyes” Warren (Uzo Aduba) e Tiffany “Pennsatucky” Doggett (Taryn Manning). Elas acabaram por se tornar confidentes.

Vale lembrar que a Netflix lançou um vídeo com o resumo de todas as temporadas.