Ascensão Skywalker lançou a melhor ideia para uma série spin-off de Star Wars (Fonte: Montagem/Reprodução)
Ascensão Skywalker lançou a melhor ideia para uma série spin-off de Star Wars (Fonte: Montagem/Reprodução)

Existem muitas histórias secundárias e aventuras que preenchem os mitos de Star Wars. Às vezes, como em The Mandalorian, isso significa introduzir novas personagens, mesmo que inspiradas em icônicas aparições anteriores. Outras vezes, podemos ver algo completamente novo, mesmo que dentro desse universo, como em Rogue One: Uma História Star Wars. Mas também temos histórias não contadas estrelando velhos favoritos.

E o Episódio IX de Star Wars, Ascensão Skywalker, silenciosamente estabelece uma dessas aventuras. O longa revela que, em algum momento entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força, havia uma missão paralela de Luke Skywalker e Lando Calrissian para caçar artefatos Sith antigos. Certamente, os fãs mais atentos da franquia perceberam no ato que isso soa como uma incrível série spin-off!

Luke e Lando em Ascensão Skywalker

Enquanto viajam pela galáxia para tentar descobrir as pistas que os levarão ao imperador Palpatine, Rey e companhia acabam no mundo desértico de Pasaana. Lá, eles encontram um velho aliado da Rebelião, Lando Calrissian. Lando foi um dos principais heróis da trilogia original, um velho amigo de Han Solo que foi forçado a traí-lo em O Império Contra-Ataca.

Porém, ele se virou contra o Império, tornando-se um General na Rebelião e ajudando a derrubar a segunda Estrela da Morte. Infelizmente, desde aqueles dias, ele desistiu de pilotar, embora ainda se considere um aliado de Leia. Acontece que o mais recente filme revela que ele é quem ajudou a encontrar o mundo dos Sith, ao lado de Luke, anos antes dos eventos dos novos filmes.

Lando diz que, algum tempo após a guerra com o Império, Luke encontrou os textos Jedi antigos e os leu. Ele queria aprender a localização do antigo mundo Sith sugerido neles para que ele pudesse garantir que nada estivesse acontecendo por lá. Contudo, seus medos se mostram verdade, pois é revelado que este mundo é onde Palpatine fez sua nova base de operações, enquanto cria seus exércitos para atacar a galáxia mais uma vez.

Enquanto procuravam informações sobre o planeta, Lando e Luke percorreram a galáxia juntos, perseguindo um misterioso caçador de Jedi que estava secretamente trabalhando como um dos principais agentes de Palpatine na galáxia. Quando Luke e Lando finalmente encontraram um beco sem saída em Pasaana (sem o conhecimento deles, o caçador havia afundado nas areias e morrido no subsolo), Luke desistiu da missão e partiu para ensinar em seu novo Templo Jedi.

Uma série spin-off

Luke e Lando é uma parceria que poucas histórias de Guerra nas Estrelas exploraram. Colocar o gentil Mestre Jedi, antes de ter desistido dos Jedi, com o excêntrico caráter de Lando seria uma parceria divertida. Os dois trabalharam juntos no passado. Mas vê-los com maior tempo de telas junto, especialmente considerando seus respectivos conjuntos de habilidades e relacionamento com a galáxia maior como um todo, poderia ser uma maneira muito divertida de explorar novos cantos do universo.

Embora sua missão esteja fadada ao fracasso, isso não significa que não possam haver outros elementos menores para sua aventura juntos. Nesse caminho, poderíamos ver pessoas que precisavam ser salvas ou criminosos que precisavam ser enganados, dando muitas razões para Luke e Lando se distraírem em sua jornada. A série ainda poderia explicar porque Lando desistiu de pilota e, quem sabe, como isso ajudou Luke a se aposentar também.

Embora a “Saga Skywalker” possa ter sido fechada, sem dúvida haverá histórias futuras contadas nessa parte da linha do tempo de Star Wars. Mesmo que por apenas uma temporada, os fãs merecem uma série com Luke e Lando juntos pela galáxia. Especialmente com Lando tentando provar que ele é melhor que a capacidade de Luke de usar a Força. Juntar os dois é uma ideia muito boa para a Lucasfilm deixar passar.