Mariana Lewis coleciona mais de 521 mil inscritos no YouTube com o canal Demais. Mas não são só os habituais vídeos de youtubers que fazem o canal ser tão grande. Lewis também traz curtas e webséries para a internet!

Com Encanto da Sereia, Dia de Folga e muitas outras, a carioca já alcançou mais de 98 milhões de visualizações no canal criado em 2009. A atriz conversou com o Observatório de Séries e contou um pouco da sua experiência e trajetória.

Como tudo começou

“Eu comecei cantando, desde quando eu tinha… Sei lá quantos anos. Eu cantava, cantava… Enchia o saco dos meus pais cantando aqui em casa! Não calava a boca… Cai cai, balão!”, riu Mariana. “O tempo todo! Aí minha mãe me colocou em um curso de teatro quando eu tinha 5 anos. E eu nunca parei. me apaixonei pela atuação, pelo teatro… Foi uma coisa incrível! Então eu já estou fazendo isso há uns 9 anos”.

Decerto, a menina sempre contou com o apoio dos pais:

“Meus pais super me apoiaram! Desde o começo eles sempre estiveram aqui, sempre botando força, botando fé em mim, falando ‘Vamos fazer, vai dar certo’. E é um programa em família também, que a gente considera uma coisa incrível!”

Mariana Lewis (Fonte: Divulgação)
Mariana Lewis (Fonte: Divulgação)

Encanto da Sereia

“Bom, eu sempre gostei muito da série H20: Meninas Sereias. E quando eu comprei minha cauda de silicone, a gente teve a ideia de fazer um episódio que eu tocava em água e virava sereia. E aí a gente viu que na internet todo mundo gostou muito dessa ideia, dessa websérie, e pediu mais. Então a gente foi fazendo”, revelou Mariana.

Segundo a atriz, o processo de criação e produção é bastante caseiro. Mas nem por isso deixa de ser profissional. Basta assistir ao seu curta-metragem Rebecca para notar que o trabalho de fotografia, atuação e roteiro definitivamente não pode ser chamado de amador.

“O meu pai geralmente escreve o roteiro e produz. É bem caseiro mesmo, sabe? Só a gente que escreve o roteiro, a gente que grava. E o processo… A gente tá com uma ideia, ou a gente se inspira em algum filme, alguma série e escreve uma história curta e vai gravando”.

Qual sua websérie favorita?

Na hora de escolher uma série favorita do canal, Mariana não consegue citar só uma! Afinal, Encanto da Serie já conquistou muitos fãs e tem mais episódios que diversas séries renomadas.

“Essa pergunta é difícil. Um dos meus filmes favoritos é Ferris Bueller’s Day Off (Curtindo a Vida Adoidado). Eu adoro esse filme. Mas eu acho que tem que ser o Encanto da Sereia. 450 episódios é muita coisa pra não ser meu preferido! Mas Dia de Folga também foi muito incrível de gravar. Foi muito especial!”

Premiações

Não é difícil entender o porquê da dúvida. Dia de Folga foi premiada no Rio WebFest com o prêmio de melhor performance juvenil em dezembro de 2018. Mas ela não está sozinha na escolha. Afinal, Encanto da Sereia levou prêmio de melhor websérie juvenil no internacional Miami WebFest em maio desse ano:

Mariana Lewis com seu troféu do Miami FestWeb (Fonte: Reprodução)
Mariana Lewis com seu troféu do Miami FestWeb (Fonte: Reprodução)

“O público adora essa websérie. É porque… sereia, né? Toda menina gosta da ideia de ser uma sereia. Então as pessoas adoram!”

Entretenimento e conscientização

Mariana Lewis (Fonte: Divulgação)
Mariana Lewis (Fonte: Divulgação)

Certamente, um trabalho tão destacado não é à toa. Mas o entretenimento não é a única meta de Mariana. A atriz também traz mensagens importantes com seu público. Por exemplo, a importância de conviver em harmonia com a natureza:

“Eu sempre achei muito importante também. Por isso que a gente teve a ideia de falar sobre isso em um dos blocos do Encanto da Sereia. E eu sempre participei de projetos para limpar a praia, sempre foi legal. Eu gosto, eu acho que é importante. Eu acho que quando eu gravei, e ensinei as crianças sobre isso, não só eles aprenderam mas eu também aprendi sobre como é importante tomar contar, ligar para a natureza, as praias. Tem que cuidar. É muito importante”.

“Eu acho principalmente essa a melhor coisa. A gente consegue tratar de um assunto mais delicado, só que ao mesmo tempo dando para as crianças o que elas querem, que seria o Encanto da Sereia. Tipo, é uma menininha sereia que foi no fundo do mar e viu que o governo estava jogando esgoto no mar. Então é muito importante. Porque a gente consegue realmente tratar de um assunto que não é ficção. Que realmente está acontecendo no nosso Rio de Janeiro”.

Conhecendo seu público e os perigos que ele pode enfrentar no mundo online, seus vídeos também alertam sobre o lado mais sombrio da internet:

“Tem vários vídeo meus que a gente coloca esses negócios para as crianças ficarem ligadas nessa situação. Porque há um perigo na internet, né? Porque a internet pode ser uma coisa muito incrível que você vê tudo o que você procura. Mas também pode ser um lugar onde pessoas ruins entram para se aproveitar das crianças e dos adolescentes que usam a internet. A gente teve essa ideia de fazer esses temas porque, como as crianças gostam da ideia da sereia, ao mesmo tempo elas podem aprender coisas que vão ser importantes nas vidas delas”.

Futuro

Mariana também já saiu do mundo digital e foi para as telinhas da TV, participando da novela Jesus, da Record. Mas mesmo dizendo que toparia novas experiências, a atriz mirim mostra um carinho para com os fãs já conquistados:

“Fiz uma participação na novela Jesus da Record, interpretava a menina cega. Se aparecer oportunidade na TV seria muito bem vinda, é sempre bacana, mas meu foco hoje é o YouTube“.

Próxima websérie

Mariana Lewis se prepara para nova websérie inspirada em Kill Bill (Fonte: Q. Lewis/Divulgação)
Mariana Lewis se prepara para nova websérie inspirada em Kill Bill (Fonte: Q. Lewis/Divulgação)

Agora, a youtuber vai encarnar uma personagem inspirada no filme Kill Bill, de Quentin Tarantino, em sua nova websérie. Portanto, Mariana já está se preparando e vai contar com o treinador Pedro Félix, atualmente responsável pelo treinamento de atores da novela Éramos Seis da Rede Globo, para a construção de sua personagem.

“Já estou no segundo dia de treinamento e aprendi a manejar a espada e movimentos bem específicos como a ‘garra de tigre’. Essa personagem vai surpreender, é diferente de tudo que já fiz até hoje”.