Rami Malek, Olivia Colman, Regina King e Mahershala Ali no Academy Awards 2019 (Fonte: Divulgação)
Rami Malek, Olivia Colman, Regina King e Mahershala Ali no Academy Awards 2019 (Fonte: Divulgação)

Inegavelmente, os tempos estão mudando em Hollywood. Mahershala Ali é um exemplo disso. O ator ganhou seu segundo Oscar em três anos por Green Book: O Guia. Enquanto isso, o final da temporada da série True Detective, a qual ele estrela, foi ao ar na HBO.

Pela primeira vez, todos os quatro vencedores do Oscar estão atualmente na televisão. Rami Malek, de Bohemian Rhapsody, estrela Mr. Robot, Olivia Colman, de A Favorita, The Crown, da Netflix. Já Ali, True Detective, e Regina King está na série em produção da HBO, Watchmen. Anteriormente considerada a meia-irmã de menos prestígio, a televisão cada vez mais rouba a cena do cinema. Ao passo que, agora, parece estar roubando a cena dento do próprio cinema.

Apenas alguns anos atrás, era quase inédito um vencedor do Oscar fazer uma série de TV. Na atual era de ouro da televisão, e em meio a uma proliferação de redes premium e streaming, isso é uma ocorrência comum. Por exemplo, a segunda temporada da Big Little Lies, da HBO, apresenta não apenas um, mas três vencedoras do Oscar, com Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Meryl Streep. E a vencedora do Oscar, Julia Roberts, que foi escolhida para apresentar o maior prêmio da noite, Melhor Filme, ​​está saindo de um papel de protagonista na série Homecoming da Amazon Prime Video.

Veja também:

Como a Disney+ mudará o mercado dos serviços de streaming?

O tráfego acontece aos poucos. A estrela de Mom, Allison Janney, ganhou sua primeira indicação ao Oscar e sua primeira vitória no ano passado por Eu, Tonya. Contudo, a atriz já havia angariado 14 indicações ao Emmy e 7 vitórias. Aliás, King, Malek e Colman foram indicados pela primeira vez ao Oscar este ano. Porém, King ganhou quatro indicações consecutivas nos últimos quatro anos, vencendo três vezes por American Crime Story e Seven Seconds. Já Malek também é um vencedor do Emmy por Mr. Robot, que está em sua quarta e última temporada. Colman é uma veterana atriz de TV, que recebeu uma indicação ao Emmy por The Night Manager, Broadchurch e The Crown.

Além de ótimos roteiros, o que tem atraído estrelas de cinema para a TV têm sido as plataformas de streaming, que podem pagar tão bem quanto o cinema nas temporadas de TV mais curtas. Dessa maneira, isso também permite que atores de TV manipulem melhor séries de TV e filmes, dando-lhes mais chances em papéis em ambas as mídias.