O Dick Grayson de Brenton Thwaites está cada vez mais próximo de assumir o manto de Asa Noturna (Fonte: Reprodução)
O Dick Grayson de Brenton Thwaites está cada vez mais próximo de assumir o manto de Asa Noturna (Fonte: Reprodução)

A 2ª temporada de Titãs forneceu uma origem totalmente nova para o codinome Asa Noturna, que Dick Grayson adotou depois de se aposentar como Robin nos quadrinhos. Enquanto Dick (Brenton Thwaites) abandonou o nome de Robin e queimou seu traje durante a 1ª temporada da série do DC Universe, ele ainda não adotou uma nova identidade.

Asa Noturna nas HQs

Nos quadrinhos, o nome Asa Noturna veio originalmente de Superman, a quem Dick Grayson procurou aconselhamento logo após sair do papel de Robin. O Homem de Aço contou a Grayson uma lenda kryptoniana sobre um homem, expulso por sua família, que dedicou sua vida ao combate ao crime. Ele era conhecido como Asa Noturna, recebendo o nome de um pássaro kryptoniano noturno.

Esse nome em si foi retirado de outra lenda kryptoniana sobre duas divindades antigas, Nightwing e Flamebird, que estavam unidas e destinadas a renascer continuamente. Ao longo dos anos, várias histórias do Super-Homem viram outros heróis adotando os pseudônimos de Asa Noturna quando presos no passado de Krypton. O próprio Clark Kent já o usou para combater o crime na Cidade de Garrafa de Kandor.

Asa Noturna em Titãs

A história de origem em Titãs evita tudo isso, apresentando uma origem não-kryptoniana para o nome. Fallen, 10º episódio dessa temporada, vê Dick Grayson ferido pela culpa, depois de brigar com um agente federal em um aeroporto. Ele fez isso porque sentia necessidade de ser punido por ter causado a morte de Jericó Wilson (Chella Man). Depois de um julgamento incrivelmente rápido, Dick foi condenado a 7 anos sem a possibilidade de liberdade condicional e enviado ao Centro Correcional do Condado de Kane.

Dick compartilhou uma cela com vários refugiados da nação sul-americana de Corto Maltese, que estavam planejando uma fuga quando chegou a hora de eles voltarem para seu país de origem. Um dos refugiados, Luis, esculpiu um emblema em forma de pássaro na lateral da cela e rezou para ele, despertando a curiosidade de Dick.

Luis explicou que estava pedindo ajuda a Alazul – um herói adorado por sua vila que “vive entre a lua e as estrelas e, nos momentos de maior necessidade, ele voa e salva você”. Enquanto Dick é cético em relação à ideia de “um pássaro que aparece no meio da noite e salva as pessoas”, a fé de Luis é suficiente para inspirar Dick a se posicionar e ajudar os refugiados em sua luta contra os guardas.

Certamente, essa nova origem para o nome Asa Noturna pode desagradar alguns fãs. Mas ainda não vimos nada relevante de Superman na série. Embora, com a chegada de Superboy (Joshua Orpin), o show poderia ter trazido alguma coisa mais concreta, incluindo alguma conversa com Dick que pudesse inspirá-lo a achar sua nova identidade. Mas adaptações servem justamente para isso. Pelo menos, sabemos que veremos a personagem em um futuro próximo.