Pokémon Origins (Fonte: Reprodução)
Pokémon Origins (Fonte: Reprodução)

Com mais de 1000 episódios, o anime Pokémon é sem dúvida a adaptação de videogame mais bem-sucedida de todos os tempos. No entanto, desde que a animação estreou em 1997, ela ganhou vida própria. Enquanto os jogos Pokémon estão entre os mais vendidos de todos os tempos, o anime é igualmente responsável pela popularidade global da franquia. Isso incomoda alguns fãs mais velhos que lamentam as mudanças que o anime fez em relação aos jogos. Afinal, além de seguir o esquema geral de cada geração de Pokémon, o programa segue amplamente sua própria história e personagens.

A Pokémon Company estava ciente desses fãs mais velhos e, em uma tentativa de despertar empolgação para Pokémon X and Y em 2013, eles lançaram Pokémon Origins. Esta minissérie de quatro partes adapta diretamente o enredo dos jogos Pokémon Red and Blue (Pokémon Red and Green, no original do Japão), aproveitando para anunciar alguns elementos dos jogos mais recentes. Mesmo que o principal, a Mega-Evolução, tenha aparentemente sido excluída com Pokémon Sword and Shield. Assim, a série ignora os protagonistas de longa data do anime Pokémon, Ash Ketchum e Pikachu, e segue Red, o treinador que milhões de fãs controlaram no Game Boy na segunda metade dos anos 90.

Pokémon Origins

Pokémon Origins foi lançado pelo TV Tokyo em 2 de outubro de 2013, poucos dias antes do lançamento dos jogos que trouxeram a 6ª geração de monstrinhos. Houve um lançamento internacional em novembro do mesmo ano. Contudo, o Brasil não recebeu uma distribuição. Portanto, muitos fãs acabaram por não assistir ao seriado ou até mesmo nem ficou sabendo de sua existência.

O anime abre da mesma maneira que os jogos originais, pegando emprestado a caixa de texto que lê as opções “New Game” e “Option“. Após iniciar o Novo Jogo, assim como nos games, o Professor Oak (que teve sua contraparte no anime original como Professor Carvalho) apresenta ao jogador, ou, neste caso, ao público, o maravilhoso mundo dos Pokémon.

Assim como o professor, outras personagens aparecem nos dois animes. Líderes de Ginásios, como Brock e Misty, vieram diretamente do jogo. Mas diferente do anime original, eles não saem em uma jornada ao lado da protagonista. O líder da Equipe Rocket, Giovanni, é outro que também saiu diretamente do game. Mas em Origins, você não encontrará Jesse e James, criados para o anime. Mesmo Ash e Gary estão presentes, de certa forma, já que Red e Green foram as inspirações que o trouxeram à vida.

RED

Após a introdução de Oak, somos apresentados ao protagonista da série, Red, que sai correndo de sua casa para o laboratório de Oak para receber seu primeiro Pokémon. No caminho, ele encontra Green, neto de Oak e o primeiro de muitos rivais introduzidos nos videogames. Enquanto o enredo é baseado nos jogos originais, a estética deixa clara a influência de seus remakes, Pokémon Fire Red and Leaf Green.

O primeiro episódio continua mostrando alguns dos momentos mais emblemáticos dos primeiros jogos Pokémon. Incluindo receber uma Pokédex e enfrentar o primeiro ginásio. A batalha com Brock, estabelece muitas mecânicas dos videogames no mundo de Pokémon Origins. Brock explica a importância das combinações de tipos e o HP do Pokémon é rastreado em uma tela ao lado do campo de batalha.

CUBONE

O segundo episódio começa algum tempo depois que Red recebe sua primeira insígnia de Brock. Através de narração e curtos flashes, vemos que Red abriu seu caminho pelo Mt. Moon, encontrou a Equipe Rocket, evoluiu seu Charmander para um Charmeleon, derrotou mais dois líderes de ginásio e ainda mais.

Os detalhes de cada evento Red são uma referência direta aos jogos originais. A atenção aos detalhes é impressionante, e os fãs dos jogos ficarão satisfeitos ao ver muito pouco deixado de fora, mesmo quando certos eventos são resumidos.

Então, o episódio mostra Red chegando em Lavender, um local conhecido desde o primeiro jogo que abriga a Pokémon Tower, que é um cemitério Pokémon. O episódio segue principalmente os eventos desta seção nos jogos, com apenas pequenas mudanças, como Green desempenhando um papel um pouco mais heroico.

GIOVANNI

O episódio três mostra Red conquistando algumas insígnias restantes, dando destaque para a última. Acompanhamos uma batalha entre Red e Giovanni, líder de Ginásio e também da Equipe Rocket. Red se lembra de tê-lo encontrado anteriormente, justamente quando enfrentou os criminosos.

Assim como nos jogos, a disputa com a Equipe Rocket começa em um esconderijo clandestino. Mas a coisa toda acontece após a organização criminosa invadir a Silph Co., e no meio disso vemos diversos momentos dos jogos, como Red ganhando uma Super Rod ou usando a Poké Flute para acordar um Snorlax.

CHARIZARD

O quarto e último episódio desta curta animação começa com Red enfrentando os quatro membros da Elite Four e, assim como nos games, seu rival após os quatro serem derrotados. As batalhas são resumidas, mas acompanhamos o confronto final entre o Charizard de Red e o Blastoise de Green, recriando a primeira batalha Pokémon entre os rivais.

Depois de derrotar o Elite Four e o campeão da Liga Pokémon, Red descobre um Pokémon misterioso na Caverna Cerulean. Enquanto luta contra o Pokémon, que se revela Mewtwo, Red é quase derrotado. No entanto, no último minuto, alimentado pelo vínculo entre Charizard e Red, Charizard Mega-evolui para o Mega Charizard X.

Pokémon Origins é curto. Mas para os fãs mais antigos de Pokémon que pararam de assistir ao anime da série principal ou nunca entraram nela, esse show é perfeito. Uma série semelhante de curtas também foi lançada no canal Pokémon do YouTube, chamado Pokémon Generations, que abrange vários eventos de todas as gerações de jogos Pokémon.