Brenton Thwaites como Dick Grayson em Titãs (Fonte: Divulgação)
Brenton Thwaites como Dick Grayson em Titãs (Fonte: Divulgação)

Quando Dawn Granger, a Columba (Minka Kelly) implorou a Dick Grayson (Brenton Thwaites) no trailer da 2ª temporada de Titãs para “ser Batman”, talvez os fãs presumissem que isso era um prenúncio de sua inevitável transformação em Asa Noturna. Certamente, essa é uma interpretação compreensível. No entanto, o mais novo episódio da série da DC Universe nos mostrou que o significado dessa fala tem implicações muito mais sombrias. E, talvez, fatais.

SPOILERS!

Situado há cinco anos, durante o auge dos Titãs originais, o episódio apresenta não só Garth, o Aqualad (Drew Van Acker) mas também Jericó (Chella Man), o filho de Slade Wilson, o Exterminador (Esai Morales). Além disso, narra os primeiros encontros da equipe com Doutor Luz (Michael Moseley) e Slade. É o encontro com este último que resulta no assassinato de Aqualad, e sinaliza o começo do fim para os jovens heróis. Mas obviamente não é tão simples; O trauma da perda de Garth é apenas parte da história.

Os Titãs que encontramos neste flashback de 45 minutos são significativamente diferentes dos heróis que já conhecemos. Eles são efetivamente uma equipe emaranhada em relações. Dawn terminou com Hank Hall, o Rapina (Alan Ritchson) e está então com Dick, enquanto Garth carrega um amor não correspondido desde a infância por Donna Troy, a Moça-Maravilha (Conor Leslie).

A fala de Dawn, “Agora é a hora. Seja Batman”, é preparada no início do episódio, depois que um apagão é desencadeado pelo Doutor Luz. Juntando-se a Dick na sala de monitoramento, Dawn observa como é agradável a escuridão. “Então, a coisa toda do Batman te excita?” Dick pergunta enquanto ela se senta no colo dele. “Não”, responde Dawn, “não seja o Batman”. Sua mudança ocorre depois que Dick identifica o assassino de Garth como Slade Wilson, e Hank promete: “Vamos caçar esse filho da puta e fazê-lo pagar”.

A morte de Jericó

O episódio anterior parecia confirmar que Aqualad não seria a única fatalidade do conflito inicial dos Titãs com Slade Wilson. Afinal, a INTERPOL, assim como sua filha Rose, a Devastadora (Chelsea Zang) insiste que ele assassinou seu filho, Jericó. Mas, novamente, eventos reais podem não ser tão claros. Rose disse que seu irmão morreu porque “o irmão mais velho se misturou com a multidão errada”. O que pode implicar que Jericó se aliou aos Titãs. Embora isso certamente possa ser o caso, os momentos finais de Aqualad sugerem que ele começou não como um amigo. Mas como um alvo desconhecido.

A cena final começa duas semanas depois, quando Dick encontra Jericó em uma loja de discos e rapidamente faz amizade com o jovem. Mas, é claro, o encontro deles não foi por acaso, e sim uma jogada estratégica de Dick. Se houver alguma dúvida, precisamos apenas olhar para sua expressão, que muda de sorriso caloroso para algo sinistro assim que Jericó vira as costas. A questão é se Dick pretende usá-lo para se vingar (ou seja, olho por olho) ou prolongar o golpe. Na promo exibida ao final do episódio, fica claro que Slade Wilson responsabiliza Dick por tudo o que aconteceu e o que ainda pode ocorrer: “Você foi enganado pelo charlatão Dick Grayson. Ele dá fantasias a crianças tolas, fazendo-as acreditar que são heróis, levando-os como cordeiros ao matadouro”.

Decerto, isso ecoa o arco de abertura de Jovens Titãs, relançado em 2003 por Geoff Johns e Mike McKone. Mas também parece implicar que Dick Grayson acabou recrutando Jericó na luta contra o Exterminador. Portanto, carrega pelo menos parte da culpa pelo destino do garoto.

Dick sendo Batman

Dessa forma, Dick se torna Batman, recrutando crianças-soldados (seja Jericó, ou Rachel e Gar) para sua causa. Os eventos criados pela morte Aqualad, cinco anos atrás, podem ir longe para explicar a raiva de Dick por Bruce Wayne na 1ª temporada. Não é necessariamente por causa da maneira como Bruce o criou. Mas porque ele se tornou Bruce em seu aparente desejo de usar Jericó, seja como um cordeiro de sacrifício ou como uma arma. E talvez esse seja um dos “pecados” que Donna quer que Dick confesse para os novos Titãs.